Mergulhando nas palavras


Sábado , 05 de Agosto de 2006


                              

                                  GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

 

 

                                                                            

 

 

Gravidez na Adolescência foi tema deste trabalho desenvolvido pela professora de Português, Mariza Schiochet, com os alunos das oitavas séries do CAIC Prof. Mariano Costa, em Joinville, SC.

Depois de lerem "Menina mãe”, de Maria da Glória de Castro, e "Grávida aos 14 anos?", de Guila Azevedo, os alunos fizeram resenhas críticas sobre os livros.

Na Sala Informatizada, a turma assistiu ao vídeo "Jovens Pais" da série Conexão XXI que apresenta depoimentos reais de jovens pais e mães, produzindo a seguir textos de opinião sobre o assunto.

 

Escrito por Fabrícia e Marisa às 21:17
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

 

MENINA MÃE

 

 

“Menina mãe” é escrito por Maria da Glória de Castro. Neste livro ela retrata a vida de uma menina que sofre com o desprezo de conhecidos que a partir da notícia de sua gravidez começaram a isolá-la. Porém, padre Maurício lhe dá apoio e compreensão. Este livro é ótimo porque nos ajuda a ver a realidade e que não se trata de uma simples brincadeira. Nós recomendamos ler esse livro porque assim, você leitor (a), poderá passar adiante levando este livro as escolas onde tenham adolescentes que precisam dessas informações, porque as “meninas”adolescentes grávidas são desprezadas pela sociedade. Eu e meus colegas lemos este livro e gostamos e temos certeza de que você também gostará porque se trata de uma história que pode estar acontecendo não com um ,mas sim com vários adolescentes, pois com 12, 13 ou14 anos ninguém tem vivência suficiente para    entender o que
é um filho para saber se quer assumir um.




Autora:Maria da Glória da Glória de Castro
Editora:Moderna Edição:2ª
São Paulo


Caic Professor Mariano Costa
Darlan da luz e Joice
8ª A

Escrito por Fabrícia e Marisa às 21:04
[ ] [ envie esta mensagem ]

 Grávida aos 14 anos?

 O livro relata a história de uma adolescente que na sua primeira relação sexual, engravida. Durante a gravidez ela passa por muitas dificuldades e o eixo de todas elas é o “preconceito”.
Recomendamos esse livro, pois nos faz entender melhor o sofrimento que o preconceito nos causa, talvez lendo, podemos nos colocar no lugar dessas adolescentes mães, que por motivo de falta de diálogo acabam estragando sua própria vida!

 

Autora: Guila Azevedo
Editora: Scipione
São Paulo, 2001

 

CAIC Professor Mariano Costa
Camila, Danylle e Jaqueline - 8ª A

 

Escrito por Fabrícia e Marisa às 20:53
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

 

O estrago na adolescência

 

Muitos adolescentes acham que engravidar é algo que possa prender um relacionamento ou chamar atenção.
Quando tomam conta de suas vidas lembram que perderam a alegria de ser jovem passando a ser mãe tão cedo. Quando tem o apoio da família, muitas adolescentes se desesperam fazendo bobagem abortando, entrando nas drogas ou doando seu filho.
Hoje há milhares de jovens que poderiam estar estudando, trabalhando ou até mesmo curtindo sua juventude e não estão por terem de um filho que foi gerado na sua adolescência.

Mães jovens muitas vezes têm só o apoio de sua família, são mães solteiras porque o pai não larga a vida de solteiro para se prender em um relacionamento e mal ajuda nas despeças de uma criança.


Caic Professor Mariano Costa
Alice e Ana Paula
Série:8ªA
Professora: Mariza

 

Escrito por Fabrícia e Marisa às 20:48
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

 

Segredo


Antes de ter um filho, é preciso se perguntar: "a mãe tem suficiente saúde para cuidar deles?” Que falta de consideração para com o destino de uma criança! Isso é um grave erro, não apenas para a mãe, mas também para com os filhos e a sociedade.
A satisfação da paixão é o único pensamento dos jovens “garotos” e cargas são impostas à “menina” que lhe minam a vitalidade e paralisam sua faculdade espiritual.
Nós, alunos do Caic, temos a consciência de que para tudo haverá a sua hora.
E este é um dos temas que estamos discutindo: GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA.


“NÃO DEVERIA GERAR FILHOS QUEM NÃO QUER DAR-SE AO TRABALHO DE CRIÁ-LOS E EDUCÁ-LOS”!

Caic Professor Mariano Costa
Aluna: Joicê Fernanda da S. Campos.
Aluna: Fernanda Cristina Anacleto
Disciplina: Língua Portuguesa
Profª: Mariza
Série: 8ª “A”

 

Escrito por Fabrícia e Marisa às 20:44
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

 

Pense antes de engravidar!!!

Antes de engravidar, pense como seria se tivesse um filho antes da hora. Seria difícil, pois você iria largar a escola e precisaria muito do apoio de sua família, do pai da criança e de seus amigos. Na hora da relação sexual, converse com seu parceiro(a) sobre o uso do preservativo, pois a maioria das meninas engravidou na primeira relação sexual. Muitas pessoas pensam que não irão engravidar, e quando percebem ficam desesperadas e querem abortar o bebê, mas devemos ajudar estas jovens mães e orienta-las sobre o perigo deste gesto.


Ediélson Roberto Parronchi e Eron Alves Loos
CAIC Professor Mariano Costa
Série: 8ªA Professora: Mariza -
Disciplina: Português

Escrito por Fabrícia e Marisa às 20:39
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

 

 

Gravidez precoce

 

Para que não aconteça que tenhamos uma gravidez precoce, temos que nos prevenir usando camisinha, pílulas, através de diálogo ou livros e filmes educativos.
Ao engravidar cedo, a menina é a mais prejudicada pois ela pode até mesmo perder amigos e a sua infância e o rapaz terá que assumir a criança e terá que trabalhar mais cedo para poder ajudar nas despesas. Tem adolescenteS que engravidam e não ficam juntos e tem casos que a mãe cria a criança sozinha. Para que isso não aconteça, temos que divulgar mais sobre esse assunto em jornais, rádios, na televisão e nas escolas.
Hoje em dia, ainda há casos em que a mulher fica sabendo que está grávida só depois que a barriga cresce e não sabe cuidar da criança.


Dionatan e Maicon
Escola CAIC Professor Mariano Costa
Professora: Marisa Schiochet

Série: 8ªA

Escrito por Fabrícia e Marisa às 20:34
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

 

Lidando com a responsabilidade

 

Em nossas vidas passamos por muitas fases, de pequenos anjos para crianças, de crianças, para adolescentes e é na adolescência, uma das fases mais difíceis da vida, que tudo pode acontecer.
Uma das coisas mais preocupantes hoje é a questão da gravidez na adolescência. Muitos jovens, talvez por falta de orientação, diálogo ,ou até por irresponsabilidade própria agindo pela emoção e não pela razão, cometem o erro de não se prevenir, não usando os métodos de prevenção.
Hoje em dia, existem muitas divulgações sobre esse tema, por exemplo nas escolas, temos palestras dialogamos com os amigos e professores sobre esta questão tão preocupante.
Por isso, deixamos aqui nosso recado “aproveite a vida,viva o presente pensando no futuro, vivenciando as maravilhosas coisas que temos na vida, pois irresponsabilidade na adolescência ninguém merece...”

 

Danylle e Jaqueline

CAIC Prof. Mariano Costa

Disciplina: Português
Série:8ªA

Escrito por Fabrícia e Marisa às 20:31
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

 

 

A Gravidez Precoce

 

A gravidez na adolescência nos traz um sério problema, pois muitas meninas se tornam mães quando ainda deviam estar brincando. Quanto aos rapazes que se tornam pais muito ced,o achamos que deveriam estar estudando para ter um futuro melhor. Achamos também que as famílias deveriam aconselhar mais seus filhos sobre ter uma relação sexual segura, usando preservativo. Pois se seu filho ou filha tiverem um bebê, eles também terão muito trabalho tendo que cuidar da criança enquanto estão estudando ou trabalhando.


CAIC Professor Mariano Costa
Alunos: Jonathan, Paulo.
Professora: Mariza
Disciplina: Português

Escrito por Fabrícia e Marisa às 20:27
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

 

 

Responsabilidade

 

Estamos trabalhando sobre gravidez na adolescência e as preocupações sobre ter um filho antes da hora.
Os adolescentes que são pais antes da hora, estão se preocupando em ter sua primeira relação sexual em vez de se prevenir
Tendo um filho, o adolescente perde toda a vida que ele tem pela frente para aproveitar,vai ter que ter responsabilidade que não tinha antes do bebê. Terá que trabalhar para cuidar dele, em vez de sair paras as festas, terá aquela chatice de acordar de noite para ter que atender as dificuldades do bebê quando ele sentir fome, dor de barriga ,frio...
Sempre vemos aqueles jovens que deixam o filho para os avós cuidarem, isso não iria acontecer se eles tivessem cabeça para pensar que não era só uma brincadeira, mas uma vida que eles iriam perder tendo esse filho: ,a deles porque iriam perder toda sua infância e a do bebê que iria ser excluído, iria nascer sem amor e a atenção dos pais.Por isso, que os pais deveriam conscientizar os filhos e falar sobre a camisinha ensinando que não é brincadeira que vai gerar uma nova vida que precisa ter cuidados futuros..


CAIC PROFESSOR MARIANO COSTA
Felipe Mariano e Michel A. de Santana
DISCIPLINA:Português
PROFESSORA:Mariza
8ªA

Escrito por Fabrícia e Marisa às 20:24
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

 

Gravidez é Responsabilidade

 

A gravidez é uma responsabilidade muito grande. Os jovens não têm consciência do que estão fazendo, acham que tudo é brincadeira, esses casos hoje em dia não acontecem mais pela falta de informação e sim pela falta de responsabilidade.
Já vimos muitos casos em que as adolescentes não querem perder seus namorados e vice-versa, também não querem deixar os estudo, as “festinhas” e principalmente largar sua juventude.
Algumas adolescentes ainda têm a sorte de o namorado assumir o filho, mas outras criam sozinhas. Pode ser talvez, com a ajuda do pai, ou da mãe, mas não é a mesma coisa, seus pais tem suas coisas para fazer independentemente delas.
Portanto, é uma fase muito difícil, em que tudo é diferente, muitos pensam em aborto, mas abortar é como matar uma criança indefesa, sem nada para se defender. Então o negócio é se cuidar, prevenir e ter responsabilidade do que está fazendo.

Camila e Jéssica
8ª A
Escola Municipal CAIC Professor Mariano Costa
Professora: Mariza
Disciplina: Português

Escrito por Fabrícia e Marisa às 20:22
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

                        

 

         Gravidez um sonho ou um pesadelo?

 

 

Ser mãe é o sonho de toda mulher, mas isso está acontecendo cada vez mais cedo entre os adolescentes. São adolescentes que têm entre 12 e 16 anos e que não estão preparados pra tanta responsabilidade.
Diante desse tipo de situação, geralmente, o jovem sofre por vários preconceitos, além de muitas vezes o pai adolescente não assumir a responsabilidade.
Aqui na nossa escola aprendemos a lidar com essa situação vendo vídeos, lendo livros...
Os nossos professores estão incentivando o uso de preservativos, eles explicam tudo que precisamos saber, além de nos orientar para o futuro.
Por isso não deixe seu sonho de amanhã se tornar um pesadelo hoje.

Aline Stephanie Soares Furquim e Mayara de Souza de Campos
Caic professor Mariano Costa
Série: 8ª “A”
Disciplina: Português
Professora: Marisa

 

Escrito por Fabrícia e Marisa às 20:14
[ ] [ envie esta mensagem ]

 

 

 Dilema

 

A gravidez na adolescência não é muito bom, pois muitas adolescentes perdem a alegria de ser jovem assumindo o papel de mãe.
Podemos dizer que as meninas que engravidam muito cedo perdem sua oportunidade de estudar e se divertir passando a ter mais responsabilidade, se torna uma fase muito difícil de mudanças em seu corpo.
No meu ponto de vista, os jovens deveriam ler e se informar mais sobre esse assunto, pois nem todos os pais têm um papo aberto com os filhos, que muitas vezes fazem um ato sem pensar e levam a conseqüência para a vida toda.
Muitas meninas quando descobrem que estão grávidas, optam pelo aborto sem saber se mais tarde pode trazer complicações para o seu próprio corpo. Antes de manter relações sexuais com seu namorado, converse com ele e tome a decisão certa, pois ser mãe não é nada fácil e ser mãe nova é mais difícil ainda.


Caic Professor Mariano Costa
Jéssica e Tiago Soares
Serie:8ªA
Professora:Mariza

Escrito por Fabrícia e Marisa às 20:02
[ ] [ envie esta mensagem ]
Busca na Web:

Perfil



Meu perfil
BRASIL, Mulher, Portuguese, English, Livros, Cinema e vídeo, Viagens